A Escola de Condução Santa Maria foi fundada em 26-11-1979.

Iniciou a sua actividade como uma Cooperativa, constituida por 11 sócios, passando a Sociedade por cotas no ano de 1983, já com 6 sócios, pois os restantes entretanto seguiram outros rumos.

Ao longo dos anos outros sócios foram cedendo as suas posições, restando na actualidade apenas dois dos sócios fundadores ( António Soares dos Santos – Armando Augusto Oliveira Martins ).

A Escola de Condução Santa Maria, tem a sua sede social e instalações inerentes ao exercicio da actividade na rua do Alecrim nº360 – 1ºesq., Vergada, Mozelos, Stª. Mª. da Feira, desde o seu inicio. Para além desta Escola, possui ainda mais duas outras, a saber :
- Escola de Condução Espinho, sita na rua da Ponte de Anta nº190, Anta, Espinho, aberta em Janeiro de 2000.
- Escola de Condução Canedo, sita na rua Principal nº1025, Canedo, Stª.Mª.Feira, aberta em Janeiro de 2005.

A Escola de Condução está licenciada para todas as categorias de veículos, Motociclos (Cat.A), Automóveis Ligeiros (Cat.B), Automóveis Pesados de Mercadorias (Cat.C), Automóveis Pesados de Passageiros (Cat.D), Tractor e Semi-Reboque (Cat.E), possuíndo ainda veículo especialmente adaptado a deficientes.

A Escola possuí como funcionários, Instrutores qualificados, todos com mais de 20 anos e alguns com mais de 40 anos de experiência no ensino da condução Automóvel, além de Instrutores e Directores a Escola tem ainda formadores devidamente credenciados (CAP)